A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.[1] A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).[2] Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de
divertimento ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos
signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado
público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades
do teatro.
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em
Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer
outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.
A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.
Com o Balé Clássico,
as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as
transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos
virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes
movimentos de Dança Moderna.
É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito
nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna
Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna
Europeia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.
A dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo
influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas
possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.
Dança e educação
A dança no contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina Artes[3]
e nas atividades rítmicas e expressivas da Educação Física. Na
disciplina Arte a dança é trabalhada como atividade e linguagem
artística, forma de expressão, socialização, como conceito e linguagem
estética de arte corporal. Como atividade de arte cênica e para
apresentações.
Ja na educação física o propósito da dança é diferente podendo até se
inserir como cultura corporal de movimento humano. Mas a abordagem da
dança dentro do contexto da Educação Física é diferente da abordagem da
dança no contexto da Arte. [4]
Na educação física a dança é utilizada de forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lutas,
enfocando o aspecto motor, biopsicossocial, como forma de atividade
para condicionamento físico, visando bem estar e saúde em clubes,
academias e demais espaços de lazer. A dança na educação física é apenas
uma atividade fisica que é o propósito de atuação deste profissional.
No âmbito de formação academico-profissional, existem cursos
específicos de bacharelado em Dança que qualificam profissionais de
dança, seja o artista bailarino, dançarino ou coreógrafo e ainda as
licenciaturas em Dança que forma os professores de dança. Estes cursos
são vinculados à área de conhecimento das Artes.
No Brasil, a formação para professores e artistas de dança é
adquirida nos cursos superiores de dança (bacharelados e licenciaturas).
Sendo esta profissão regulamentada pela Lei 6.533/78 a Lei do Artista.[5]
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